fbpx

Olá pessoal, durante a semana atendi alguns clientes que possuem hábitos saudáveis além da prática do Pilates e treinamento de força, pessoas que correm ou fazem outros esportes. Além desse ponto em comum, algumas delas tem passado por situações idênticas pelo fato do alto impacto repetitivo aos pés em tais modalidades. Esportes como tênis e corrida, por exemplo,possuem a determinada característica citada acima. Revendo algumas leituras de artigos científicos e a relação entre a fascite plantar e seu tratamento através dos exercícios utilizados em nossas aulas de Pilates, pude concluir um pequeno protocolo padrão que certamente irá ajudar essas pessoas.

A fascite plantar pode ser uma condição debilitante caracterizada por uma dor que ocorre  na parte debaixo do pé. Geralmente ocorre com os primeiros passos da manhã, ou quando se levanta e anda após um longo período de descanso. Isso se dá pela puxada excessiva da fáscia. Com o trabalho consistente de Pilates, os sintomas da Fascite Plantar podem ser
substancialmente melhorados e, em alguns casos, eliminados. O trabalho de “footwork” será fundamental no programa de tratamento. Especificamente, o exercício “Prehensile” no Reformer e uma ferramenta fundamental no fortalecimento do topo do pé e, por sua vez, ajudará o pé a manter o arco e evitar que a fáscia plantar seja puxada. Além disso, é importante notar que a condição da Fascite Plantar pode causar desequilíbrios em outras partes do corpo. Por isso é importante não apenas tratar o foco da dor, mas também implementar um programa de exercícios que vise o equilíbrio entre as partes do corpo , desde o pé até a cabeça. Por isso um programa padrão para pessoas que são acometidas por esse problema deve conter como foco o desenvolvimento da consciência do “powerhouse” , o fortalecimento das articulações do quadril, bem como o seu correto posicionamento, além de toda estruturação dos músculos paravertebrais , responsáveis pelo bom posicionamento da coluna.
Para conhecer nossos programas de aulas, convido a agendar uma aula no estúdio e vir conversar pessoalmente comigo. Será um prazer recebe-lo.
Até lá,
Felipe Macabeli

 

Deixe um comentário